Encontro com docentes e acadêmicos da Universidade, e demais entidades envolvidas foi realizado nesta semana, em Nossa Senhora do Livramento.
A equipe técnica do projeto Garimpo Sustentável apresentou os resultados obtidos e as perspectivas para a iniciativa em 2024, para acadêmicos e docentes do Departamento de Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso (FMT). O encontro, nesta quinta-feira (22.02), em Nossa Senhora do Livramento, foi realizado a pedido da Universidade em reconhecimento ao valor educacional da iniciativa.
O gestor do projeto Garimpo Sustentável por parte da Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), Josias da Silva relata que a execução do trabalho nos últimos anos, em regiões de garimpo tradicional, chamou à atenção da universidade. “A UFMT se interessou especialmente pelo levantamento do perfil socioeconômico garimpeiro, realizado na região de Mata Cavalo, município de Nossa Senhora do Livramento. O qual apresentamos aos acadêmicos da disciplina de Estudos Ambientais e Socioeconômicos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e esses puderam conhecer o trabalho desenvolvido, os dados preliminares, a relevância e desafios do levantamento socioeconômico.”
Josias da Silva, em apresentação aos acadêmicos.
Em ofício enviado à Cordemato a docente do Departamento de Geografia da UFMT, Marcia Alves Soares da Silva reconheceu “os projetos e a experiência que as instituições têm desenvolvido no município (N. S. Livramento) é relevante para o conhecimento dos alunos e para a sua formação, especialmente pelo seu caráter prático.”
Participaram da apresentação, além de Josias da Silva, a controller da entidade, Adceli Nobre, e mais consultores da Cordemato, junto a técnicos da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), representados por Lucas Gomes, que foram recepcionados pelo presidente em exercício da Cooperativa de Extração Mineral de Nossa Senhora do Livramento (COOPERLIVRA), Arthur Henrique Melo.
O projeto
A parceria entre a Cordemato e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da METAMAT permitiram a realização de dois ciclos do projeto Garimpo Sustentável, o segundo está em desenvolvimento. Nesta segunda etapa os objetivos são aprovar o Projeto de Lei que visa simplificar o licenciamento ambiental para pequenos, ampliar o trabalho de fortalecimento institucional junto as cooperativas, com ações de governança e atos administrativos; ampliar os trabalhos de pesquisa da METAMAT, em especial na região de Pontes e Lacerda, onde recentemente assinou Termo de Cooperação Técnica com cooperativas da região; e incentivar o beneficiamento em regiões de extração.
Enquanto durante o primeiro ciclo do projeto, foram realizadas reuniões e audiência públicas em 12 distritos tradicionais garimpeiras, entrevistas que resultaram no documentário Garimpo Sustentável, uma pesquisa socioeconômica com um “raio X” dos trabalhadores da mineração, que foi apresentada durante o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS - 2023), este reuniu mais de um mil pessoas em Cuiabá, entre garimpeiros das regiões pesquisadas, acadêmicos e políticos para discutir o tema.
Da esquerda para a direita, Adceli Nobre e Josias da Silva (Cordemato), Arthur Melo (Cooperlivra) e Lucas Gomes (METAMAT).
Aline Coêlho
Assessoria de Comunicação
Comments