Os garimpeiros artesanais de Alto Paraguai (197 km de Cuiabá) aprovaram a criação da Cooperativa Regional Sustentável dos Garimpeiros da Bacia de Alto Paraguai. A formalização contou com a participação de mais de 60 trabalhadores tradicionais que validaram a Minuta do Estatuto e a Ata com a primeira equipe dirigente, composta por garimpeiros da região, em reunião realizada na Câmara Municipal.
A criação da cooperativa, é atualmente, a maneira mais simples de regularizar a atuação dos garimpeiros artesanais no país. Por isso, o Projeto Garimpo Sustentável, após duas audiências públicas no município, acolheu dos trabalhadores a necessidade de regularização e sugeriu a solução. Essa é a segunda cooperativa mineral criada como resultado das ações do projeto, a primeira foi criada em julho em Nova Bandeirantes, no Garimpo Juruena, designada como COOGAVEJA.
“Prevemos no escopo do projeto que ao final do ano, apresentaríamos soluções, mais adequadas a cada região. E ainda nesta primeira fase, conseguimos nesses desdobramentos, criar essas soluções.”, comentou o gestor do Projeto Garimpo Sustentável, Josias Silva.
O projeto Garimpo Sustentável é realizado nos distritos minerais de 11 municípios. A primeira fase, durante o primeiro semestre de 2022, incluiu pesquisa de diagnóstico social, atendimento social junto aos municípios, e entrevistas, que resultarão num documentário com o objetivo de resgatar a história de comunidades garimpeiras tradicionais, como forma de preservar a identidade local. Além de apresentar, discutir, e alinhar, possibilidades de soluções econômicas para os trabalhadores.
Confira abaixo a relação da equipe dirigente da Cooperativa de Alto Paraguai
Presidente: Francisco Carlos de Araújo Barros
Secretários: Ednilson Yamaguti
Diretor Administrativo: Jurandir Ferrer de Figueiredo
Diretor Financeiro: Herculano Santos Vasconcellos Neto
Comments